25 de agosto de 2011

Origem...da Arte Osteopática!!!

Desde ´´Antiguidade`` que o homem utiliza as faculdades sensoriais e motoras das suas próprias mãos como meio de diagnóstico e terapêutica.
A OSTEOPATIA como ciência/arte conceptualizou-se no século XIX. O seu pioneiro foi Andrew Taylor Still. Que é unanimemente reconhecido como o pai desta.
Este Engenheiro e Médico-Cirurgião desiludido com os recursos da medicina convencional de então, em especial, após a morte da esposa e de três dos seus filhos vitimas de um surto de meningite, decide voltar a estudar o ´´ser humano``. Em especial, um recurso intrínseco a este, a SAÚDE.
A sua formação em Engenharia foi fundamental para a nova abordagem ao ´´ser humano``. Durante seus estudos, Still interrogou-se inúmeras vezes sobre que força intrínseca existiria dentro dos animais para que estes se mantenham  saudáveis e recuperem a saúde quando estão doentes. Com o tempo concluiria que a DOENÇA, no corpo humano, é tão natural como a SAÚDE. E num corpo ´´organizado`` em que todas as ´´partes`` estão em harmonia há SAÚDE. Quando esta harmonia se dissipa aparece a doença.

A escola de pensamento que fundamenta o princípio filosófico Osteopático remonta à antiguidade grega. E foi postulada por Hipócrates. Este advogava e enfatizava o facto de ser necessário estudar e tratar o indivíduo como um todo único e indivisível.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário