2 de outubro de 2011

Edemas, má circulação e doenças cardiovasculares/massagem drenante

As pessoas que sofrem de doenças cardiovaculares tem como consequência o comprometimento do sistema circulatório. É facilmente visível a retenção de líquidos que estas pessoas fazem, principalmente nos membros inferiores (imagem 1). Estes edemas dificultam a circulação logo, a nutrição das células nas extremidades fica comprometida, daí ser muito comum o aparecimento de feridas (úlceras) nos membros inferiores com difícil cicatrização.
Os edemas acentuados provocam deformação dos membros com o passar do tempo.Uma forma de prevenir esta deformação dos membros é a redução do edema com medidas simples: drenagem postural (imagem 2), massagem com creme no sentido ascendente e porventura a ingestão de venotónicos farmacológicos (prescrição médica) ou naturais. 

A massagem drenante é outra forma de tratar os edemas. Este tipo de massagem consiste na passagem das mãos de uma forma suave por todas as regiões do corpo de forma a conduzir o excesso de líquido em determinado local para os canais excretores. (imagem 3)
















Indicações
Obstipação (prisão de ventre)
Sensação de pernas cansadas
Obesidade
Complemento ao tratamento anti-celulítico
Edemas pós cirurgia
Edemas (inchaço), retenção de líquidos

Benefícios
Reduz volume (medidas)
Alívio da sensação de pernas cansadas
Potencia a eliminação de toxinas
Favorece os sistemas linfático e imunitário (defesas)
Prevenção de derrames
Prevenção de úlceras (feridas)


Cuide de si!