14 de agosto de 2011

Preocupações MAIS COMUNS na época do Verão

1- Formação de Varizes

As veias contem válvulas anti-refluxo na sua estrutura para impedir o refluxo de sangue no sentido descendente e facilitar o seu retorno dos pés ao coração, vencendo a força de gravidade. Com a influência de diversos factores que comprometem a circulação, a função das válvulas fica comprometida. Desta forma há refluxo de sangue no sentido descendente e acumulação do mesmo nas paredes das veias, levando à esclerose das paredes (endurecimento). A veia altera a sua forma e a função fica comprometida. = VARIZ.

2- Celulitehidrolipodistrofia ginoide

Fase 1 - edematoso
Nível interno: congestionamento da drenagem linfática, alteração dos mucopolissacarideos, comprometimento do retorno venoso + linfático, acumulação de líquido no interstício e acumulação de toxinas e detritos no espaço, formação de edema com compressão dos tecidos (inclusive os adipócitos) – inflamação.
Nível externo: acolchoamento do tecido após a compressão, dor ao apertar, tecido muscular elástico e flexível, sem lesões nos vasos.
Fase 2 - inflamatório ou polimerização
Nível interno: agravamento do congestionamento da drenagem linfática, líquido intersticial mais espesso, acumulação de mais detritos, os adipócitos aumentam de volume, compressão dos vasos sanguíneos e terminações nervosas.
Nível externo: acolchoamento visível da pele, edema mais acentuado por acumulação de líquidos, zonas esbranquiçadas e mais frias da pele.
Fase 3 – fibrosa
Nível interno – agravamento do congestionamento da drenagem linfática, formação de estruturas nodulares por acumulação de liquido, a formação de colagenio fica comprometida e alterada – colagenização (fibroses), há mais compressão das estruturas nervosas e vasos sanguíneos provocando dor sem pressão.
Nível externo: alteração da morfologia dos tecidos (visível), mais dor ao toque, pele cianosada, alteração da rede capilar, edema visível dos tecidos e mais endurecidos e compactos.

3- Estrias

 As estrias são lesões lineares na pele, ao nível da derme, esbranquiçadas e normalmente paralelas umas as outras, que surgem por rotura do tecido conjuntivo - das fibras reticulares de colagénio e elastina. Quando se dá a rotura dos tecidos activa-se um processo inflamatório local, activando os vasos sanguíneos e sistema linfático. As lesões apresentam-se inicialmente de cor avermelhada e posteriormente de cor esbranquiçada - fibrose dos tecidos. = ESTRIA

2 comentários:

  1. Existe cura para as estrias Senhores enfermeiros?

    ResponderExcluir
  2. Cura não...prevenção sim!
    As estrias são cicatrizes, mas já existem tratamentos que podem atenuar a estria..melhorando o aspecto da pele.

    ResponderExcluir